Imprudência no trânsito

Por Portal Local
Em 07/08/2017

Foto: Acidente em Papucaia

A violência no trânsito é uma das principais causas de morte no país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelo Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país. Esses dados abrem a pergunta: Essas mortes acontecem por puro acidente ou são causadas pela falta de consciência? De acordo com a Guarda Municipal, 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência dos motoristas ou pedestres, ou seja, muitos poderiam ser evitados.

Acidente flagrado em 07/08/17, Papucaia

No interior, como a fiscalização é menor, a falsa sensação de segurança do motorista é maior. São frequentes os casos de motoristas que param o transito para pedir informações ou até mesmo ficar conversando no meio da rua, carros e motos que não respeitam o limite de velocidade, inclusive perto de escolas.

Por outro lado, alguns pedestres insistem em andar no meio da rua. Para atravessar, os pedestres têm a preferência, mas não devem trafegar no meio da rua. Segundo especialistas, o pedestre não tem preferência absoluta, inclusive na faixa de pedestres.

Alguns municípios promovem campanhas educacionais e de conscientização no trânsito, enquanto outros preferem dar ênfase no aumento da fiscalização, punindo os motoristas e pedestres infratores. Em todos os casos, ser mais prudente não custa nada e pode evitar vários transtornos.

Dê a sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário!

 

Comments

comments

Você também pode gostar...