Quarta 12/07 – 1º Audiência Pública de Elaboração do Orçamento Participativo – Papucaia

Por Hideo Yamawaki

Foi realizado esta quarta-feira dia 12/07 a 1º Audiência Pública de Elaboração do Orçamento Participativo, da região de Papucaia, que engloba as áreas de Papucaia, Granada, Soarinho, Patis, Papucainha, Agro-Brasil, Derribada, Ipiranga e Belém.

A reunião de Papucaia finaliza a 1º Audiência Pública de Elaboração do Orçamento Participativo, que abrangeu os entornos dos três principais distritos de Cachoeiras de Macacu, a Sede, Japuíba e Papucaia.

A 2º Audiência Pública, que englobará as áreas de Maraporã, Funchal, Bonanza e Ribeira serão realizadas a partir de segunda-feira 17/07. Para maiores informações acesse: 2º Audiência Pública para elaboração do Orçamento Participativo 2018-2021.

Veja aqui como foi a reunião da Sede

Veja aqui como foi a reunião de Japuíba

Pronunciamento do prefeito

Estiveram presentes na mesa, o prefeito Mauro Soares, o vereador Dario Busquet, o vice-prefeito Luiz Fernando e a secretária de planejamento, habitação e geoprocessamento Ana Maria Moraes.

Em pronunciamento, o prefeito Mauro explicou sobre a importância da participação da população, e o intuito da reunião para fazer os cidadãos não só ouvirem, mas também falarem sobre política. —O protagonista deste processo é o cidadão, não o político. Todas as coisas acontecem por ação e influência da política, portanto o povo deve participar.— disse. E ainda fez uma analogia: — Este é um jogo-treino. Este ano vão sair boas idéias e no próximo estaremos mais afiados.

“A máquina pública esta lá pra ser cobrada.” fomenta o Vereador Dário (Darinho)

Oracyr Martins, o Oracyr da CERCI, ex presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras, esteve presente e levou propostas para melhoria, manutenção e ampliação nos serviços de iluminação pública. Sua Proposta ainda defende a utilização da arrecadação da CIP pelas distribuidoras ENEL e CERCI.
—Por ser gerente desta cooperativa, tive a oportunidade de ver de perto a ausência de iluminação e a má condição das estradas, que precisam ser roçadas, ter os buracos tapados e serem niveladas — Menciona.
Ainda, sobre a iniciativa do Orçamento Participativo, Oracyr diz: —Acho muitíssimo importante, porque o povo tomará conhecimento da situação, pois com certeza a prefeitura não faz algumas coisas por falta de recurso. O povo deve participar mais.

Momento do debate entre os participantes

Arlete de Araújo, do lar, moradora de Papucaia, compareceu para tentar melhorias na área de saúde e cita principalmente a falta de pediatras para atender emergências no posto de saúde.
Já Marlene Ferreira Gusmão, cabeleireira de Ribeira, faz elogios às melhorias que presenciou na área de saúde. Diz que precisou utilizar o hospital e foi muito bem atendida. Marlene ainda comenta que compreende que para melhorias mais expressivas na área, mais tempo será necessário. Para ela, a pavimentação de ruas da Ribeira, e mais creches seriam muito bem vindos.

secretária de planejamento Ana Maria agradece à CERCI e ao Portal Local 

Como nas audiências anteriores, durante o debate foram escolhidas quatro demandas por área, que foram apresentadas pelos participantes. Após a apresentação destas demandas, foram escolhidos por votação seis representantes, três titulares e três suplentes.
São eles:

  • Celso Augusto
  • Leandro Hideo Yamawaki
  • Celso Marino Viana
  • Gracielle B. Alves
  • Antônio Caetano de Oliveira Gatto
  • Adalto de Andrade

Estes representantes tem a função de participar de reuniões onde serão discutidas as pautas, colaborando para a elaboração do plano antes da comunicação oficial para o público.

Esteve presente na audiência pública de Papucaia? Conte-nos o que achou, deixe um comentário!

 

 

Comments

comments

Você também pode gostar...