Veja como foi a reunião do Conselho Comunitário de Segurança – Papucaia

Por Hideo Yamawaki
Em  26/09/2017

Foi realizado ontem às 18:00 a Reunião Extraordinária do Conselho Comunitário de Segurança, em Papucaia, no auditório da CERCI.

O que é e para que serve o Conselho Comunitário de Segurança?

Celso Vilardo, representante da associação de moradores de Agrobrasil

Os Conselhos Comunitários de Segurança são compostos por pessoas do município ou do bairro, e juntamente com a população discutem problemas relacionados a segurança pública e sugerem soluções de melhoria juntamente com a Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos responsáveis pela segurança e ordem pública. O Conselho Comunitário de Segurança é apartidário, e  não tem vínculos com a prefeitura.
A mesa foi composta pelo Inspetor Edson (159º DP), Marúcia (presidente do conselho) e Capitão Marcelo (PMERJ).

Foram abordados diversos temas como  o aumento do tráfico e consumo de drogas, os casos de violência e os problemas da iluminação que é tema recorrente nas reuniões, com diversas críticas à gestão.

Auditório da CERCI foi palco da reunião

Ao abordar o tema das trocas de tiro em Papucaia, uma participante relata: “A gente tá com medo de levar nossos filhos pra escola, a gente não sabe se vai voltar pra casa por causa de uma bala perdida.”
A polícia está fazendo seu trabalho, apesar da falta de equipamentos e problemas com as viaturas, o efetivo está atendendo as denúncias e atendendo as ocorrências, pois os agentes policiais são também munícipes e tem interesse em reprimir o tráfico.

Foi destacado também a necessidade de apoio para os projetos sociais e esportivos, para que os jovens conheçam o caminho dos esportes. “Já perdi alunos do meu projeto para o tráfico.”, revela o responsável por um projeto esportivo da região.

Candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal questionam o adiamento da convocação

Estiveram presentes também candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal, que buscavam informações sobre as causas do adiamento da convocação dos aprovados, pois seriam um grande reforço para garantir a segurança do município. O secretário de Ordem Pública Confirmou que os aprovados serão convocados na data prevista, a princípio 80 e posteriormente serão convocados mais até completarem o efetivo de 150 guardas.

Acompanhe aqui o andamento da convocação para a Guarda Municipal

A ata com todo o conteúdo da reunião do Conselho Comunitário de Segurança será entregue para as autoridades responsáveis onde serão analisadas. Esta é uma forma da população cobrar resultados e até sugerir melhorias para a segurança do município.

Esteve presente na reunião? Conte-nos o que achou, deixe um comentário!

Comments

comments

Você também pode gostar...