Segunda 10/07 – 1º Audiência Pública de Elaboração do Orçamento Participativo – Sede

Por: Hideo Yamawaki

Foi realizado esta Segunda-feira dia 10/07 a 1º Audiência Pública de Elaboração do Orçamento Participativo, na região da Sede, que engloba as áreas: Boca do Mato, Castália, Valério, Rasgo, Tuim, Campo do Prado, Centro, Poço Verde, Várzea, Santo Antônio, Cidade Alta, Ganguri, Parque Santa Luiza (Goiabal), Caminho do Céu, São Francisco de Assis (Taborda), Boa Vista, Parque Veneza, Betel, São João (Pedreira) e Morro do Céu.

A audiência é uma iniciativa do prefeito – Mauro Soares, a secretária de planejamento, habitação e geoprocessamento – Ana Maria Moraes Bousquet Netto e o chefe de gabinete – Robson Nunes, e tem como principais objetivos buscar o envolvimento da população nas questões de planejamento do orçamento público, dando caráter coletivo e social para a gestão municipal.

Apresentação do que é o Orçamento Participativo, seguido de um vídeo explicativo

A reunião teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino de Cachoeiras de Macacu. Participaram mais de oitenta pessoas que lotaram o auditório da prefeitura.

dentre os participantes, estavam agricultores, professores, técnicos, representantes de associações de moradores e estudantes.

A professora Renata Braga, moradora do Parque Santa Luíza, que trabalha no Colégio Estadual Quintino Bocaiúva deu um grande exemplo: trouxe vinte e cinco alunos, ensinando-os a colaborar e exercer a cidadania. Ela ficou sabendo da audiência através das redes sociais e reuniu os alunos. Cada um levou demandas para apresentar para a pauta em suas respectivas localidades.

Prefeito Mauro Soares explica a importância da participação popular

Felipe Falcão que é agricultor rural, se informou sobre a audiência através dos jornais, e sugeriu  para o bairro da Castalia a construção de uma creche e um posto de saúde. — Lá (na Castalia) tem um posto, mas é alugado— disse.

Já Luana Veloso Soares – pedagoga, Lenilson Diazati – agricultor e Giovani Viana da Silva – presidente da associação de moradores, tem um consentimento sobre as demandas para o bairro Tuim: A galeria na rua Claudionor Siqueira, que despeja esgoto a céu aberto no córrego, e o calçamento das ruas Pastor Lopes e Rua das Tocas.

O auditório ficou lotado com os participantes

É de grande valor que a prefeitura esteja tomando esta iniciativa. Com a participação da população, pôde ser observado que existem diversas demandas e necessidades que devem ser priorizadas, e os participantes puderam ter uma demonstração de como funciona a máquina pública.

Após um debate entre os presentes, organizado entre os bairros, foram eleitos seis representantes, três titulares e três suplentes, que deverão ter a função de participar de reuniões onde serão discutidas as pautas, colaborando para a elaboração do plano, antes da comunicação para o público.

As principais demandas mencionadas no debate foram:

Participantes debatem as prioridades dos bairros

  • Acessibilidade, pavimentação e iluminação;
  • Transporte;
  • Segurança, guardas municipais e de trânsito;
  • Criação e continuidade de Projetos sociais e culturais;
  • Saneamento, limpeza urbana, tratamento do lixo e da água;
  • Educação, creches;
  • Saúde, maternidade;
  • Melhoria da participação das associações de moradores dos bairros;
    (As demandas acima não estão listadas em ordem)

    Participantes mais votados para representantar

 

Os seis participantes votados como representantes são:

  • Maria Inês Tostes de Siqueira
  • Arari Correia Pinto da Silva
  • Júlio Cesar
  • Ingrid Lorraine Conceição Jovito
  • Marúcia Medina
  • Diego

Arari Correia, que é professora, ainda ressalta: Não adianta elaborarmos o orçamento ou apenas promover reuniões. É muito importante que a população reivindique os resultados e não deixe que as demandas deixem de transcorrer.

Equipe organizadora do evento

 

 

 

Prefeito assina o livro de presença

Esteve presente na audiência pública? Conte-nos o que achou, deixe um comentário!

Comments

comments

Você também pode gostar...